top of page
  • Foto do escritorExced Flex

O que é Caminhão Trator ou de Tração?

Caminhão trator ou de tração é o veículo automotor destinado a tracionar (arrastar) outro veículo, seja por sistema de engate, acoplamento ou interligado por cambão a semirreboques, ou ainda, a outro (s) caminhão (ões) trator (es).


Para obtenção da AET o (s) caminhão (ões) trator (es) deve possuir Capacidade Máxima de Tração – CMT superior ao Peso Bruto Total Combinado – PBTC. Poderá ser autorizada a combinação de 2 (dois) ou mais caminhões-tratores na operação de "pull" ou "pull-and-push", no transporte de carga indivisível excedente em peso.


Esta Norma regulamenta o uso das rodovias Estaduais, Municipais e Federal do por veículos, ou combinações de veículos e equipamentos, destinados ao transporte de cargas indivisíveis e excedentes em peso e/ou dimensões aos limites estabelecidos nas legislações vigentes, para o conjunto veículo e carga transportada, assim compor veículos especiais, tendo como fundamento os Artigos 21 e 101 do CTB - Código de Trânsito Brasileiro, as pertinentes Resoluções do CONTRAN e Portarias do DENATRAN.


Temos também a Portaria 63/2009 do DENATRAN que Homologa os veículos e as combinações de veículos de transporte de carga e de passageiros, com seus respectivos limites de comprimento, Peso Bruto Total - PBT e Peso Bruto Total Combinado - PBTC

Nesta Portaria 63/2009 do DENATRAN existem Composições homologadas para transporte de carga e de passageiros que necessitam de AET, se enquadrando na Resolução 210/2006 e 211/2006 do CONTRAN, onde Estados, Município e DNIT poderá exigir as licenças especiais.


Tal uso é aplicado em diversas esferas de seguimento desde a produção alimentícia ao transporte de grande peças. O caminhão trator ou de tração deve ser adequado para diversas aplicações.


A Exced Flex presta assessoria para tornar o processo mais ágil, contamos com um time de especialistas que ira dar todo o suporte desde a relação de documentos necessária para o transporte da carga até sua chegada ao destino final, em segurança. Este serviço abrange desde consultas a concessionárias das vias, programação das passagens de cargas com as autoridades competentes, levantamento de taxas e tarifas (TAP, TUV, PRE, PRF, taxas operacionais e etc.), orientação sobre a melhor rota através do levantamento e definição do percurso correto a seguir e, se necessário, indicação de profissionais que realizem estudos de viabilidade para transposição de viadutos e pontes.


A nossa equipe está a sua disposição, vem conhecer um pouco mais da nossa empresa.

bottom of page