top of page
  • Foto do escritorExced Flex

O que é Escolta da Polícia Militar Rodoviária (PMRv) ou (PRF) para cargas excedentes?

É o acompanhamento da polícia rodoviária estadual ou federal no transporte de carga indivisível superdimensionadas excedentes em peso e dimensões;


A escolta policial é extremamente necessário para bloqueio de pista, fechamento nos acessos, trafegar no contra fluxo de direção, trânsito noturno, impor baixa velocidade quando necessário nas transposições das OAE's.


Conforme o código para prover a segurança dos usuários e da rodovia no transportes de cargas superdimensionadas a escolta da polícia rodoviária é imprescindível.


A operação mais utilizada deste recurso policial são as Pás Eólicas que ultrapassam em muitos casos os 75,00m de comprimento.


A quantidade de escolta credenciada e PRF é determinada pela Resolução 01/2020 do DNIT e órgãos estaduais como exemplo Portaria 64/2016 do DER/SP.


Para tráfego em rodovias federais (DNIT) as tarifas dos serviços de escolta PRF são:


Escolta por unidade de viatura por quilômetro rodado (01 km/h – 30 km/h, conforme velocidade prevista na AET) - R$ 16,07 p/ km


Escolta por unidade de viatura por quilômetro rodado (31 km/h – 60 km/h, conforme velocidade prevista na AET) - R$ 6,77 p/ km


Escolta por unidade de viatura por quilômetro rodado (acima de 60km/h, conforme velocidade prevista na AET) - R$ 5,55 p/ km


Para tráfego em rodovias estaduais DER/SP a tarifa do serviços de escolta PMRV:


Escolta por unidade de viatura por quilômetro rodado - R$ 0,91 p/ km (ano 2020)


A Exced é uma empresa especializada e credenciada desde 1996 à realizar esses tipos de acompanhamento de carga especiais, conforme disposto no Manual de Procedimentos Operacionais da PRF - MPO-017.


Essas escoltas mais conhecidas como batedores, são de suma importância no apoio em conjunto com a PRF na sinalização rodoviária desses veículos superdimensionados.


Para atendimento à Portaria DNIT nº 7.771/2019 – Utilização de Três Escoltas Credenciadas


Esta portaria foi elaborada pensando em serviços eólicos, onde poderá ser estudado a dispensa da escolta da PRF.


Quando o transportador elabora o EVG, sempre existirá a primeira AET com a presença da escolta PRF, porém poderá ser avaliado o grau de risco do transporte sobre a via que terá um tratamento especial para possível dispensa da escolta PRF.


Após o término de execução do transporte realizado com a presença da escolta PRF é feito um relatório da viagem, onde terá um parecer técnico deste acompanhamento.


Pode ser dispensado a PRF ou não no trecho completo ou específico acrescendo da terceira escolta credenciada onde for aprovado essa possível dispensa.


Para obter mais informações necessárias, o transportador e escolta devem pesquisar a Portaria DNIT nº 7.771/2019.


Em rodovias estaduais (DER/SP) é muito comum a presença da escolta PMRV principalmente em tráfegos noturnos para cargas acima de 100 toneladas.


Esses tráfegos noturno são mais solicitados no raio de 120 km aproximadamente da capital de São Paulo, justamente pelo fato da quantidade de VDM da rodovia nos horários comerciais.


Uma das operações mais conhecida é o Bloqueio Imigrantes Serra onde o transportador e/ou interessado para a quantia atual (ano 2021) de R$ 17.166,47 e Bloqueio Alemoa - SP/150 no valor atual (ano 2021) de R$ 5.740,80.


Os valores acima ainda não param por ai, pois na maioria das vezes os conjuntos transportadores excedem o seu PBTC de 45 toneladas sendo obrigados a pagar a TAP (Tarifa adicional de pedágio).


Para que o transportador ou interessado não se surpreendam com estes valores de operações especiais, deverá pesquisar na Portaria 046/2016 da ARTESP que quantificam e estabelecem os valores operacionais conhecidos como TOP (Tarifa Operacional) e também deverá pesquisar na Portaria 064/2016 do DER/SP sobre o TAP e escoltas credenciadas.


Temos um time de especialistas à sua disposição, vem conhecer um pouco mais da nossa empresa.

A melhor opção no monitoramento de sua AET´s.



456 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page