top of page
  • Foto do escritorExced Flex

O que é carga excedente?

Atualizado: 30 de mar. de 2021


Carga excedente, são destinados ao transporte de cargas indivisíveis e excedentes em peso ou dimensões ao limite estabelecido nas legislações vigentes, para o conjunto de veículo e carga transportada, assim como por veículos especiais, fundamentado nos art. 21 e 101 da Lei nº 9.503, de 23 de setembro de 1997, conhecido como Código de Trânsito Brasileiro - CTB e dá outras providências.


Todas as cargas transportadas ou conjunto de veículo excedentes em peso ou dimensões aos limites estabelecidos na Resolução 210/06 do Contran é necessário obter a AET (Autorização Especial de Trânsito) sobre a circunscrição da via onde irá percorrer.


Em Rodovias Federais o transportador deverá seguir a Resolução 01/2020 do DNIT.


Em Rodovias Estaduais cada órgão tem sua lei específica, onde em alguns pontos divergem da Resolução 01/2020 do DNIT.


Uma das principais leis onde o transportador deverá se atentar, é a Portaria 64/2016 do DER/SP, onde existem tarifas por excesso de PBTC, horários de trafegabilidade e programações exigidos por concessionárias devido a complexidade dimensional dos conjuntos transportadores.


A Exced Flex presta assessoria para tornar o processo mais ágil, contamos com um time de especialistas que ira dar todo o suporte desde a relação de documentos necessária para o transporte da carga até sua chegada ao destino final, em segurança. Este serviço abrange desde consultas a concessionárias das vias, programação das passagens de cargas com as autoridades competentes, levantamento de taxas e tarifas (TAP, TUV, PRE, PRF, taxas operacionais e etc.), orientação sobre a melhor rota através do levantamento e definição do percurso correto a seguir e, se necessário, indicação de profissionais que realizem estudos de viabilidade para transposição de viadutos e pontes.

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page